Mercado

Souness questiona transferência de Enzo Fernández: “Um jovem com potencial e pouco mais…”

Graeme Souness, antigo treinador do Benfica, escreveu um artigo para o ‘Daily Mail’ onde aborda a saída de Enzo Fernández das águias para o Chelsea por 121 milhões de euros, frisando que o médio argentino é, na melhor das hipóteses, “um jovem com potencial e pouco mais”.

“Tendo por base os meus 18 meses de experiência enquanto treinador do Benfica [entre 1997 e 1999], posso dizer sem qualquer dúvida que a pouca experiência dele [Enzo] na Primeira Liga portuguesa diz-nos muito pouco acerca do que pode fazer e da intensidade que precisará de ter na Premier League”.

“Nunca se pode ter 100 por cento de certeza ao contratar um jogador, seja ele quem for. Mas não se pode pagar estes valores sem ter certezas. Ele precisa de ter tudo o que é preciso, fisicamente e psicologicamente, para corresponder às expectativas. Grandes jogadores precisam de um grande ego e de muita confiança para corresponder a uma grande transferência como esta”, começa por referir.

E prossegue, questionando o potencial do médio, campeão do Mundo pela Argentina no Qatar: “Será que Enzo vai conseguir aguentar a intensidade? Não sabemos. Será que vai conseguir aguentar o valor [da transferência]? Não sabemos. É uma aposta de, no máximo, 45 M€. Um jovem com potencial e pouco mais. A cláusula de 120 milhões que o Chelsea bateu não significa nada. Em Portugal e em outros países, os clubes colocam essas cláusulas ridículas sabendo que ninguém as vai pagar”.

O escocês, atualmente com 69 anos, questionou também a abordagem de Todd Boehly ao mercado. “Na minha experiência a treinar na Europa, posso garantir que nunca vi um clube a pagar essas cláusulas. O Benfica deve ter ficado surpreendido, e até admirado, pelo facto de alguém o ter feito. Quem é que anda a aconselhar Todd Boehly no Chelsea? No que toca a Enzo Fernández, o Chelsea pagou um preço ‘premium’. ‘Premium’ porque é a Premier League, ‘premium’ porque é o Chelsea e ‘premium’ porque queriam o jogador”. 

Souness compara ainda Enzo Fernández a Alexis Mac Allister, seu colega de seleção e jogador do Brighton. “Fez 80 jogos na Premier League pelo Brighton e tem muito menos pontos de interrogação. Tem uma boa idade, tem experiência, bons números… É um jogador que já deu provas na Premier League. Estou surpreendido que ninguém tenha tentado contratá-lo”, rematou.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo